Dicas - use a tecnologia ao seu favor

DICAS DE ESTUDO PARA ALUNOS, PAIS E PROFESSORES

Algumas dicas para que todos possam melhorar o desempenho nos estudos. As dicas servem para os alunos que querem desfrutar de momentos prazerosos nos estudos, servem para os pais que não sabem como orientar seus filhos na hora de estudar e servem também para professores que desejam ensinar práticas de disciplina nos estudos tanto para a sala de aula como para realizarem suas atividades em casa.
São dicas simples, mas que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento e desempenho dos estudantes, desde os mais novos até os mais experientes. Experimente, comprove e bons estudos!
1. Procure estudar mais os conteúdos que você menos gosta. Estudar aquilo de que se gosta é prazer; trabalho de verdade é aprender o que parece difícil.
2. Procure não estudar em sequência matérias parecidas, pois uma pode atrapalhar a outra. Por exemplo, intercale Português com Matemática; Física com História, etc. A mudança de assunto entre um estudo e outro é uma forma de descansar a sua mente.
3. Faça de sua escola apenas um lugar onde você se orienta, tira dúvidas ou que adquirir conhecimentos novos. Estudo mesmo é o que você faz por conta própria. Não espere que o seu professor lhe “ponha a matéria na cabeça”; o máximo que ele pode fazer é orientá-lo ou mostrar-lhe o caminho mais fácil.
4. Você não aprende nada sem se interessar. Procure algo que te chame a atenção e te faça criar interesse. Uma pessoa inteligente descobre interesse nas tarefas mais enfadonhas e desempenha cada uma delas como se fossem aquelas que gostam.
5. O medo de tirar nota baixa irá atrapalhar seu desempenho nos estudos. Não estude porque precisa tirar nota boa; estude porque você ficará diferente e melhor.
6. Não confunda não gostar do professor com não gostar da matéria, pois isso trará prejuízos no seu rendimento e no seu aprendizado. Se você não gosta do professor procure encontrar na matéria algo que desperte o seu interesse.
7. Caso você esteja com problemas pessoais, não se culpe por não conseguir estudar. É normal perder a concentração nesses momentos, procure aconselhar-se com alguém.
8. Organize um horário não só de estudos, mas de todas as suas atividades. Siga esse horário para que você tenha tempo de realizar tudo que programou fazer no dia. Se algum imprevisto acontecer, você saberá que não realizou determinada tarefa por um ato inesperado e não porque você não administrou bem o seu dia.
9. Fixe o lugar e as horas em que irá estudar. Isso o ajudará a obter concentração e transformar-se-á em hábito. Quando não fixamos lugar e horário para os estudos corre-se o risco de não consegui estudar nenhuma matéria.
10. Cuide também do seu ambiente de estudo, não deixe que as circunstâncias atrapalhem seu momento de estudo. Estudar exige concentração, principalmente quando é uma matéria nova.
11. Deixe sempre perto de você todo o material necessário para que não seja necessário interromper um raciocínio porque teve que procurar algo que não estava à mão.
Agora que você aprendeu essas dicas use-as para melhorar seu desempenho nos estudos. Sucesso a todos!
por Ana Paula Patente
Gostou, Compartilhe!

    Comments are closed.

    Powered by: Wordpress